Pratique Pilates com os melhores Profissionais

Já é notória a importância das práticas de exercícios físicos ao logo de nossas vidas. Principalmente quando feitas com prudência e assessorada por profissionais qualificados. E durante essa década, não houve nenhum exercício que ganhasse tantos fãs e praticantes quando o exercício de Pilates.

Como funciona o Pilates?

Pilates funciona através do exercício dos músculos do núcleo profundo (core) do corpo. Estes são os músculos estabilizadores que se encontram profundamente em torno da coluna vertebral e pelve para fornecer o corpo com apoio. Estabilidade do núcleo fraco e músculos glúteos levam a uma carga aumentada na coluna e pelve, muitas vezes resultando em dores articulares e musculares nessas áreas.

O core é também uma base central para o movimento de membros superiores e inferiores, portanto, uma evidente fraqueza no core pode levar a redução do poder de movimento e afetar o desempenho no esporte. Exercícios de Pilates também visam a fortalecer os músculos do core em torno da cintura escapular e pescoço contribuindo para um alinhamento postural global melhor.

Benefícios para quem pratica Pilates

Os benefícios incluem:

  • Postura melhorada
  • Redução das dores
  • Core sólido e forte
  • Melhor desempenho nos esportes
  • Aumento da consciência corporal
  • Maior relaxamento
  • Redução do risco de lesões
  • Recuperação mais rápida
  • Conhecer novas pessoas nas aulas
  • Aumento do bem-estar geral

Você vai começar a notar esses benefícios após algumas sessões ou até mais cedo se você continuar se exercitando corretamente entre sessões. Caso ainda você não seja um praticante, existe um site chamado pilates rj que possui uma série de academias onde há a prática deste exercício.

Exercícios de Pilates

É quase que impossível relacionar todos os exercícios do pilates, mas ainda assim existem bons vídeos onde são mostrados vários tipos de exercícios para você poder fazer na sua casa ou em academias e estúdios. Um dos vídeos mais assistidos é um vídeo americano mostrando cerca de 30 minutos de aulas. Assista:

O importante é você praticar de acordo com o que é ensinado. Nunca faça exercícios sem instruções adequadas e sem recorrer a opinião médica qualificada.

Tipos de exercícios

Pilates é um programa de treino popular que se concentra no fortalecimento e alongamento da maioria dos principais músculos do corpo. Ele combina elementos de ginástica, yoga e técnicas de fisioterapia para proporcionar um treino bem-arredondado. Os exercícios mais populares de Pilates são feitos em um tapete fitness ou uma máquina chamada reformador.

Estes exercícios são alguns dos mais populares e tradicionalmente utilizados e foca em vários músculos, como os abdominais, parte inferior das costas, ombros e quadris. A maioria deles são simples o suficiente que um iniciante pode fazê-los, por isso, mesmo se você nunca fez Pilates antes!

Onde fazer?

Você pode fazer em casa ou num estúdio preparado de forma profissional. Se você mora no Rio de Janeiro pode pesquisar no Google por diversos bairros de sua preferência como por exemplo pilates tijuca. Geralmente recomendamos você procurar pelo local mais próximo de sua residência.

Pelo Brasil afora existem diversos locais. Espero que esse artigo seja de grande utilidade para você.